São muitos os desafios que a urgência e emergência na saúde impõem e o trabalho sério de requalificação das unidades, que prestam esse serviço no município, evidencia isso e segue avançando. Esse foi o sentimento que ficou durante a visita institucional da equipe da Secretaria Municipal de Saúde ao Hospital Municipal de Contagem (HMC), na tarde desta terça-feira (21/1).
Quem vai ao Hospital Municipal, Centro Materno Infantil ou a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) já percebe as melhorias, tanto na estrutura, que está mais confortável e bonita, quanto no próprio atendimento, muito mais ágil, qualificado e humanizado.
“A gente tem consciência dos desafios e de tudo o que ainda precisa melhorar no atendimento em urgência e emergência de Contagem, mas ao visitar o HMC e conversar com as pessoas, saímos satisfeitos com o que ouvimos dos profissionais e também dos pacientes. Avançamos em muitas áreas e a requalificação da unidade está acontecendo, o que nos permite manter ótimas perspectivas para o futuro”, destacou Fabrício Simões, Secretário Municipal de Saúde.
E as mudanças são muitas mesmo, tanto estruturais quanto nos processos e metodologias. A requalificação vai desde a liberação de espaço no hospital para a criação de novos leitos, após a abertura do Centro de Apoio Hospitalar, passando pela reforma de setores assistenciais importantes, aquisição de equipamentos, nova fachada, corredor de serviço entre outros.
“É muito bom ter a presença da equipe da Secretaria Municipal de Saúde aqui no Complexo Hospitalar, pois assim eles podem constatar tudo o que vem sendo feito, tanto na reforma e requalificação das estruturas quanto na revisão e melhoria dos processos. Aproveitamos para tratar, ainda, de demandas que temos e que os gestores se mostram sempre dispostos a ouvir e contribuir”, afirmou a diretora assistencial do Serviço Social Autônomo (SSA) Contagem, Renata Graziela Soares.
A transformação que está em curso nas unidades de urgência e emergência em saúde de Contagem conta com investimento recorde, totalizando mais de R$ 20 milhões.